Isso é o que você precisa fazer para uma implementação de ERP bem-sucedida
Gostaria de ter um guia eficaz para implementar um ERP com sucesso? Hoje, você deve saber muito bem como realizar uma implementação desse tipo, caso contrário, só verá fracasso e perda de dinheiro.
Na verdade, uma pesquisa realizada pela
TEC
mostra que 50% das implementações de ERP falham na primeira vez.
No entanto, uma boa estratégia ajudará você a ser um daqueles que desfrutam de uma integração bem-sucedida. A seguir mostraremos quais são as etapas de uma implementação de ERP que o levarão ao sucesso.
1. Análise do projeto e da situação da empresa
A primeira etapa que se realiza na implantação de um ERP é a análise do projeto e da situação da empresa. Não é bom instalar um sistema de gestão empresarial de cara, pois seu negócio tem necessidades específicas que precisam ser resolvidas.
É quando seu
fornecedor de ERP deve estudar detalhadamente toda a empresa. Isso inclui seus processos, tecnologia atual, lacunas, desafios e qualquer outra coisa que forneça informações úteis, como:
– Existem desafios e atrasos na cadeia de abastecimento?
– A saúde financeira é afetada?
– A empresa tem problemas com processos de estoque?
O objetivo dessa análise é identificar qual solução de ERP é a melhor para a organização.
Como um sistema de gestão empresarial possui diferentes módulos, ter essas informações o ajudará a encontrar as ferramentas e funcionalidades específicas de que você realmente precisa.
Essa fase será mais fácil se você trabalhar em conjunto com seu fornecedor, pois ele se moverá mais rápido e terá mais precisão para projetar uma implementação ideal.
2. Criação do plano de implementação
Após a análise da situação da empresa, a segunda etapa é a elaboração do plano de implantação de um ERP.
Esta fase consiste na elaboração de um cronograma de atividades que serão realizadas ao longo do tempo de implantação do novo sistema. Essas atividades podem ser backup de informações, migração de dados, entre outras de acordo com as necessidades atuais.
Para criar um plano eficaz, você deve garantir que ele tenha:
– Um cronograma completo de atividades com datas de início e término.
– Atribuições específicas para cada participante do projeto.
– Os tipos de recursos técnicos e humanos necessários.
Além disso, é importante que você estabeleça uma equipe de implementação eficaz, responsável pela execução e supervisão de cada etapa. Um grupo designado para este projeto será muito útil para garantir o sucesso.
3. Implementação e configuração do ERP
Após a análise da situação da empresa e a criação do plano de implantação de um ERP, é hora de iniciar a etapa de implantação.
Nesta fase, é fundamental seguir cada diretriz, data e atividade estabelecida nas etapas anteriores. Seguir cada indicação ao pé da letra aumentará muito as chances de sucesso. Além disso, facilitará o monitoramento e a detecção de problemas, caso surjam.
Essa etapa também serve para validar o projeto, ou seja, para garantir que tudo foi realizado com sucesso e que a configuração está adequada para a empresa.
4. Comissionamento do sistema
A quarta etapa na implementação de um ERP é o start. O objetivo desta fase é verificar se o novo sistema funciona, mas como isso é feito?
O software ERP é testado em situações do mundo real para ver se ele pode funcionar como pretendido. Isso acontece para determinar se oferece os resultados que o cliente espera.
É importante que todas as pessoas e equipes envolvidas no projeto de implementação participem desta etapa. Fazer dessa maneira ajudará a garantir a operação correta, detectar problemas antecipadamente, se houver, e garantir que tudo esteja em ordem antes de concluir a implantação.
5. Etapa de treinamento de pessoal
Neste ponto, o software foi instalado, o teste de funcionamento ocorreu e a equipe percebeu que o novo sistema está funcionando como deveria. Como próxima etapa para a implantação de um ERP, deve-se realizar o treinamento da equipe.
A intenção é mostrar aos seus funcionários como usar essa ferramenta de maneira eficaz para aproveitá-la ao máximo. Desta forma, eles não ficarão perdidos ou complicarão suas vidas tentando adivinhar como é usado.
Para isso, você deve incentivar e convidar todos a participar do treinamento que será dado, e assim se preparar para obter o domínio total na última fase.
Depois disso, há uma frase que você deve ter em mente: "a prática leva à perfeição", e é isso que sua equipe deve fazer. Se praticarem todos os dias, reforçarão os conhecimentos adquiridos, ficarão cada vez mais habilidosos e não esquecerão o que foi ensinado no treinamento.
6. Lançamento do projeto de implantação do ERP
Essa é a última etapa da implantação de um ERP e é conhecida como “lançamento do projeto” porque é quando a empresa assume o controle total do software, mas com o suporte do fornecedor.
É aqui que começam a aproveitá-la para automatizar seus processos e solucionar desafios. Além disso, o gerente garante que tudo esteja funcionando como deveria.
Esta é a fase de melhoria contínua, onde o negócio começa a ver os resultados que acompanham uma implementação bem-sucedida.
Como você viu, isso é tudo o que você precisa fazer para desfrutar de um projeto de ERP de sucesso. Mas também, você deve ter em mente que escolher o sistema de gestão empresarial e o fornecedor corretos é a chave para o sucesso que você busca. Felizmente, você tem todo o nosso apoio.
Com mais de 200 implementações, a
Habillis+Netsoft possui uma equipe de especialistas que continuará acompanhando sua empresa em seu crescimento.
Junte-se aos nossos mais de 13.000 usuários!
Entre em contato conosco!







