Quando falamos de ERP, é comum que surjam diversas dúvidas. Algumas estão relacionadas ao preço, outras às suas capacidades, mas em grande parte muitos empresários se perguntam: quanto tempo leva uma implementação de ERP?
Para usufruir dos benefícios o quanto antes, essa é uma pergunta que muitas vezes as pessoas se fazem. No entanto, isso não precisa ser secreto.
Hoje, queremos falar com você sobre o tempo de
implementação de um ERP, quais são as etapas que ele inclui e algumas dicas que o ajudarão a ter um processo de sucesso.
Para responder a essa pergunta, você deve estar ciente de que os procedimentos e necessidades das empresas nem sempre são os mesmos. Então, isso pode influenciar no tempo de implantação do ERP.
Este processo pode normalmente demorar entre 3 e 6 meses. Mas, por exemplo, se você deseja iniciar a instalação em janeiro, deve visualizar a conclusão do projeto para maio aproximadamente.
Não parece muito tempo, mas se houver problemas durante o processo, a data de conclusão pode ser estendida. Novamente, o tamanho, os procedimentos e as necessidades das empresas também podem afetar o tempo de instalação.
Levando em consideração esses fatores, nosso conselho é trabalhar com especialistas em implementação de ERP para estabelecer um cronograma mais preciso. Além disso, esses profissionais vão te ajudar a ter um projeto de sucesso e
superar todos os possíveis desafios.
Na Habillis+Netsoft, podemos ajudá-lo a integrar este software em sua organização.
Agora que já sabe quanto tempo pode demorar a implementação de um ERP, também é bom que conheça um pouco deste projeto, já que pode variar conforme os procedimentos utilizados pelas empresas que integram este tipo de software. No entanto, mostraremos uma série de etapas ou fases comumente vistas em uma implementação de ERP.
1.
Planejamento do processo de implementação
Nesta etapa de planejamento, são definidas cada uma das atividades que devem ser realizadas, quem está no comando e as datas de início e término.
Também são determinados os recursos necessários para realizar a implementação, tanto técnicos quanto humanos. Dessa forma, o projeto ficará mais organizado, pois todos saberão de suas respectivas responsabilidades.
Além disso, algo muito importante é que permite conhecer e acompanhar a evolução do projeto durante o restante das etapas.
2. Consultoria e análise da situação da empresa
Esta etapa busca o entendimento e a colaboração entre a equipe responsável pela implantação e a empresa solicitante do serviço. O objetivo é conhecer a situação atual da empresa, quais são seus processos e também o que esperam da implantação do ERP.
Depois de entender a situação, o serviço de consultoria faz uma análise e oferece uma série de funcionalidades que a empresa precisa para atender às suas necessidades.
3. Implementação e configuração do ERP
Esta é a etapa onde se inicia a implantação do software seguindo as diretrizes criadas no processo de planejamento e consultoria.
Além disso, nesta fase são realizados os testes necessários para determinar se o que foi implementado funciona. Da mesma forma, é realizada a respectiva configuração e parametrização.
4. Migração de dados
Possivelmente um dos processos mais difíceis durante a implantação de um ERP e ao mesmo tempo um dos mais importantes. Migrar dados para o novo sistema é uma tarefa complicada que requer tempo e esforço.
Isso porque você tem que identificar a origem de cada dado, passá-lo por um processo de depuração e levá-lo ao novo banco de dados.
5. Treinamento de pessoal
Após o processo de implantação do ERP, é hora de treinar o pessoal que utilizará o novo sistema.
A empresa responsável pela instalação mostra aos funcionários as diferentes funcionalidades do software, como utilizá-las e também como gerenciar cada recurso de acordo com as funções que cumprem.
6. Fase de aplicação
Esta é a fase em que o novo software ERP começa a funcionar. Durante a fase inicial, a empresa prestadora do serviço de implantação continua atendendo o cliente que solicitou o sistema.
7. Acompanhamento após a implementação
Por fim, cada etapa da implementação do software é monitorada e controlada. Em suma, esta fase serve para avaliar o cumprimento do cronograma, bem como eventuais atrasos ocorridos.
Além disso, também são realizadas atividades que oferecem controle de qualidade na implantação.
A pesquisa da
Ultra Consultants mostrou que as principais razões para implementações de ERP bem-sucedidas têm a ver com pessoas e processos.
Da mesma forma, a
Ultra Consultants nos mostra que uma das razões pelas quais essa integração falha é devido ao mau planejamento do projeto.
Graças a esta estatística, vemos que uma boa organização proporciona excelentes resultados.
Se procura uma integração bem-sucedida deste software, não perca mais tempo e contacte-nos.
Garantimos um processo bem-sucedido e repleto de benefícios.
Conte com uma equipe repleta de
talentos para entregar o seu projeto!
Desenvolvido por: Agência VPr