Os tipos de CRM e o que mais convém para sua empresa
O sucesso de uma empresa também é definido por quão bem ela cria e mantém relacionamentos com seus clientes. Graças a um software de Customer Relationship Management, as organizações podem ter melhores resultados neste quesito.
No entanto, as necessidades nem sempre são as mesmas, existem
vários tipos de CRM, que cumprem funções específicas e se ajustam às empresas que necessitam dessas características.
CRM operacional
É feito para simplificar os processos de negócios de uma empresa, sua principal função é automatizar e agilizar aquelas tarefas tediosas que demandam tempo e esforço.
Como resultado, a equipe economiza um tempo valioso que pode ser usado para atender melhor os clientes e aprimorar sua experiência durante todo o
processo de vendas.
O CRM Operativo automatiza três setores diferentes dentro de uma organização que são:
Setor de marketing
Este software é fundamental para as equipes de marketing, pois agiliza tarefas que consomem muito tempo da equipe. Algumas dessas tarefas são:
– Análise de mercado
– Cálculo do ROI dos anúncios
– Análise de SEO
Setor de vendas
O CRM Operacional também é responsável por oferecer vantagens ao setor de vendas. Graças às suas funcionalidades, agiliza o processo de vendas, para que os funcionários tenham mais tempo para interagir com os clientes. Este software é responsável por automatizar atividades como:
– Programação de fluxos de e-mail.
– Agendar compromissos e reuniões com representantes de vendas.
- Gravar e-mails e chamadas de vendas.
Indústria de serviços
Por meio de sua capacidade de automatizar o atendimento, as empresas podem criar uma experiência melhor para seus clientes e mantê-los fiéis fazendo o seguinte:
– Configurar caixas de entrada com e-mails de clientes
- Coordenar chats ao vivo
– Automatizar a delegação de tarefas através de um sistema de tickets
CRM Analítico
Dentro dos tipos de CRM temos o CRM Analítico, cuja função é auxiliar e agilizar a tomada de decisões. Este software caracteriza-se por analisar informações, como o próprio nome indica.
Dessa forma, as organizações podem descobrir padrões sobre o comportamento do cliente, gostos, produtos que compraram e outras informações valiosas por meio da análise de dados.
Como resultado, eles podem melhorar seus procedimentos de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Portanto, os resultados em encontrar e reter clientes aumentarão.
O CRM Analítico tem algumas características-chave que são as seguintes:
1. Possuir um banco de dados onde são armazenadas as informações mais recentes e atualizadas sobre os consumidores. Isso facilita os processos de extração e análise de dados.
2. Usar a mineração de dados para descobrir padrões nas informações do cliente. Em outras palavras, por meio da mineração de dados, o Analytical CRM é usado para rastrear e descobrir informações relevantes relacionadas aos interesses dos compradores. Dessa forma, as empresas podem identificar oportunidades para
fortalecer suas estratégias.
3. Usar processamento analítico online para avaliar dados multidimensionais de diferentes perspectivas. Portanto, é útil analisar como os clientes interagem com uma página da web (por exemplo). Bem como para validar hipóteses complexas derivadas das informações extraídas.
CRM colaborativo
Finalmente temos o CRM Colaborativo. Sua função é otimizar o fluxo de trabalho melhorando a comunicação entre os departamentos de uma empresa. Mas também facilita a interação entre funcionários e clientes por meio de diferentes canais.
Por meio desse software, as equipes compartilham metas e dados dos clientes. Dessa forma, eles têm uma visão mais ampla de seus desejos, necessidades e interesses. Como resultado, eles podem interagir com seus contatos de forma mais eficaz para construir relacionamentos fortes.
O CRM colaborativo cumpre duas tarefas específicas:
1. Gerenciar e rastrear todas as interações que ocorrem entre o consumidor e a organização em diferentes canais. Estes podem ser através de chamadas, redes sociais, e-mail, cara a cara e muito mais. Desta forma, você pode compartilhar as informações que facilitam a maneira como você interage com os consumidores.
2. Gerenciar os múltiplos canais que a empresa utiliza para se comunicar com os clientes. Além disso, ajuda a identificar quais são as mídias que geram os melhores resultados e qual é a que mais se adapta às necessidades dos consumidores.
Qual é o CRM mais conveniente para a sua empresa?
Tendo em conta os diferentes tipos de CRM existentes, você pode estar se perguntando: qual é o mais conveniente para a minha empresa?
Para responder, é necessário que você relacione as funcionalidades de cada um com suas necessidades. Assim você fará a escolha certa e terá melhores resultados.
O
CRM Operacional é ideal para organizações com processos de vendas mais lineares. Ou seja, aqueles que desejam otimizar suas atividades, automatizar o fluxo de trabalho e aumentar as vendas.
Com relação ao CRM Analítico, ele é muito bom para quem deseja aproveitar ao máximo dados e informações para conhecer melhor seus clientes e implementar melhores estratégias.
Finalmente, o
CRM Colaborativo é ideal para empresas que buscam melhorar a comunicação entre departamentos e distribuir com sucesso as informações dos clientes.
Você precisa de um CRM para impulsionar sua empresa
A pesquisa do Gartner mostrou que o CRM é a categoria de software empresarial de maior e mais rápido crescimento.
Por outro lado, a
Grand View Research indicou que o mercado de
CRM em 2021 valia US$ 54,4 bilhões.
Levando isso em consideração, vemos que esse software é muito procurado e importante para as organizações. Por isso, se você quer potencializar seu crescimento, precisa dessa ferramenta ao seu lado. Mas tentar descobrir qual de todos os
tipos de CRM você precisa pode ser um desafio.
Na
Habillis+Netsoft podemos ajudá-lo a descobrir o que sua empresa precisa. Somos o mais antigo parceiro do
Oracle NetSuite na América Latina e atualmente temos mais de 13.000 usuários.
Se pretende saber quais as funcionalidades que a sua empresa necessita num CRM,
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