Veja algumas Tendências para o setor de Energia
O setor enérgico vem chamando a atencão das pessoas nos últimos anos, e fazendo com que as preocupações com o meio ambiente aumente. Mas apesar de toda atenção, o setor ainda é uma novidade para muita gente, o que gera algumas dúvidas, como: O que esperar do setor enérgico? Quais as mudanças no mercado? Quais os benefícios e impactos? Perguntas como estas, são comuns. Este conteúdo é para ajudar a entender um pouco mais o setor de energia e suas tendências. Boa leitura.
Redução das emissões de CO2 por meio da eletrificação direta de transporte, construção e indústria
A redução no custo da geração de energia renovável, aliada à redução no custo das baterias, torna cada vez mais atraente reduzir as emissões por meio da eletrificação direta de transportes, edifícios e indústria.
Um estudo que foi divulgado em 2020 pela Statkraft, aponta para uma previsão, no cenário de baixas emissões, que a eletricidade cobrirá cerca de 43% da demanda global de energia, em 2050. Em comparação com o cenário atual, a demanda de energia representa apenas um quinto.
A queda no custo de energia solar e eólica, significa que, em muitos casos, a eletrificação se tornará a medida climática mais ecônomica. Para que o mundo possa reduzir consideravelmente a emissão, é necessário que a eletrificação de setores como construção, indústria e transporte funcione bem e seja um sucesso.
Um ponto importante a se observar, são as rápidas quedas de custos para baterias, impulsionadas pela crescente adoção de veículos elétricos. Veículos públicos, como os ônibus, vans de transporte e até mesmo veículos de passeio, logo serão parte deste ecossistema do setor de enerigia. Estudos recentes apontam que em alguns países, os custo de veículos elétricos estão diminuindo consideralvelmente em relação a veículos movidos a combustíveis fósseis. Sendo assim, estima-se uma redução de mais de 70% nos custos com bateria até 2050.
No uso industrial de energia, cimento, produtos químicos e aço são responsáveis por 12% a 14% das atuais emissões globais de dióxido de carbono. A eletrificação direta será a solução climática mais econômica para aquecimento de baixa temperatura nessas indústrias. Espera-se que haja uma interação mais estreita entre os setores da indústria e da construção.
Por exemplo, a indústria será capaz de adicionar calor residual aos sistemas de aquecimento urbano, que fornecem calor aos edifícios e, em troca, obtêm refrigeração. Por exemplo, os data centers precisam ser constantemente resfriados e geram muito calor que, de outra forma, seria desperdiçado.
As bombas de calor podem aproveitar as diferenças de temperatura e aumentar o aquecimento e o resfriamento fornecidos pela eletricidade. No cenário de baixas emissões, a expectativa é de que, nesse período, a participação global do setor elétrico aumente de 28% para 41%.
Descarbonização usando hidrogênio verde e amônia
De acordo com a pesquisa do Statkraft, estamos passando por uma revolução. Em comparação com a energia fóssil, o custo de novas usinas de energia renovável é menor.
Com os desafios da eletrificação direta, o hidrogênio renovável e a amônia são soluções climáticas atraentes. Em 2019, muitos países prestaram mais atenção ao papel da energia do hidrogênio, e a UE lançou sua própria estratégia de energia do hidrogênio em 2020.
Segundo algumas estimativas, no cenário de baixa emissão, o hidrogênio com emissão zero representará 6% da demanda total de energia final global até 2050.
Descarbonização e redução dos custos de geração de energia renovável
A prestação de contas no terceiro setor é um fator essencial na contabilidade. O objetivo é fornecer aos investidores, relatórios minuciosos do que está sendo feito com os valores de doações recebidos.
Espera-se que o custo de novas empresas de energia solar e eólica seja reduzido a um nível que exceda o das usinas de carvão e gás natural que já foram construídas.
Em alguns países, já é mais barato instalar a produção de energia renovável do que construir novas capacidades. Isso contribuiu para um forte impulso em todo o mundo. A energia renovável está superando os combustíveis fósseis.
Espera-se um crescimento substancial da capacidade solar fotovoltaica globalmente. O relatório estima que a capacidade será 24 vezes maior em 2050 do que é hoje (14.100 GW em 2050).
A redução de custos durante o período será impulsionada pela maturidade do mercado e pelo desenvolvimento gradual da tecnologia solar fotovoltaica.
Interação entre Setores
O aumento de interação entre os setores de energia por meio de soluções inteligentes tornará o sistema de energia mais flexível, permitindo uma maior participação de energia renovável variável.
No futuro, a demanda por energia nos setores de construção, indústria e transporte será muito mais flexível do que as necessidades tradicionais do mercado de energia, portanto, o acoplamento setorial mudará completamente a dinâmica do setor energético.
No setor de transporte, o carregamento inteligente pode deslocar a maior parte da demanda de energia para períodos de alto consumo de energia solar e eólica e / ou outros períodos de baixo consumo.
Requisitos mais inteligentes e flexíveis, como carregamento inteligente, fornecem uma oportunidade viável de introduzir uma parcela maior de energia renovável no portfólio geral de geração de energia.
Para as empresas do setor de energia, será muito importante manter a competitividade e o alto nível de gestão. Para estes desafios, são necessários sistemas adaptados, com recursos expansíveis e que aumentem a capacidade produtivida da equipe.
Conheça como o NetSuite, plataforma de gestão de classe mundial, que pode potencializar o seu negócio de energia.







