Se você atua no terceiro setor, certamente lida com questões relacionadas a captação de recursos, para colaboração nas obras sociais. Em um conteúdo recente neste blog, tratamos sobre as contabilidade no terceiro setor, e hoje vamos te ajudar a entender melhor os processos organizacionais para captação de recursos.
Que tal consumir este conteúdo em outro formato? Aperte o play e ouça o conteúdo :)!
A captação de recursos, ou arrecadação de fundos, é a maneira mais comum que as organizações sem fins lucrativos encontram para se mobilizarem e investirem em seus projetos, ou na própria organização. Isso é natural, porque são bem poucas as organizações que conseguem sobreviver somente com doações de voluntários. As outras precisam arrecadas fundos, para pagar os funcionários, e até mesmo manter os programas sociais.
Veja abaixo algumas dicas de como fazer captação de recursos para sua organização.
Social Impact NetSuite
O programa Social Impact da Oracle NetSuite, ajuda milhões de organizações sem fins lucrativos, a impulsionarem sua missão social, por meio da doação de uma licença standard do NetSuite, uma plataforma global para gestão de negócios.
Principais Recursos
Com o NetSuite você tem uma gestão financeira completa e mais transparante, controlando a arrecadação de fundos, reportando onde o dinheiro está sendo investido e mantendo um relacionamento formal com as constituintes.
O mercado está cada vez mais exigente com as organizações sem fins lucrativos. Um dos principais fatores é a transparência. A exigência por relatórios, indicadores e informações do que é feito com os fundos arrecadados está cada vez maior.
Um software de gestão global, e querido por investidores, pode ajudar muito com isso.
Outro fator importante para ajudar na arrecadação de fundos para o terceiro setor é o planejamento. É importante que a organização possua um bom planejamento de captação de recursos, mas não somente isso, tão importante quanto a captação, é o planejamento de como serão usados os recursos captados. Este planejamento aumenta a confiança de doadores, além de gerar maior sensibilidade com a causa.
Para aumentar os recursos e a captação, invista na divulgação da sua organização. As pessoas precisam conhecer suas ações, seus propósitos e o efeito disso na sociedade. Hoje existem diversas formas trabalhar divulgação, seja online ou offline.
Busque por parcerias. Para qualquer organização, as parcerias podem ser fundamentais para aumentar a capacidade produtiva, alcance e captação de recursos. Sua organização pode buscar parcerias com o poder público ou com empresas privadas.
O terceiro, seja ele representado por uma ONG, uma instituição religiosa, ou qualquer outra organização sem fins lucrativos, pode utilizar de formas criativas e legais para consegui captar recursos financeiros. Separamos aqui algumas idéias:
Isto é, criar campanhas com o objetivo de conseguir recursos para financiar os projetos. As organizações se mobilizam, por meio de campanhas de marketing, usando o poder das redes sociais para impactar pessoas. As pessoas que se solidarizam, fazem doações para colaborar no financiamento de projetos.
Esta é a maneira mais comum para conseguir recursos no terceiro setor. Trata-se do repasse direto de fundos, através do poder público. Essa captação está sujeita a uma regularização específica e pode ser auditada.
Bazares e eventos beneficentes são uma ótima e prática forma de captar recursos para organizações sem fins lucrativos. Normalmente, todo o valor arrecadado em eventos assim, é destinado à organização, para arcar com projetos e causas sociais. Essa é uma maneira bem comum, alternativa e criativa para arrecadação de dinheiro por essas instituições.
Poderíamos listar este tópico juntamente com o tópico Poder Público. Mas, vale falar um pouco mais deste em separado.
As leis de incentivo foram criadas pelo governo, com o objetivo de estimar pessoas físicas e jurídicas a doarem parte do seu imposto para organizações sem fins lucrativos. Esta é uma maneira muito atraente, porque é uma forma de pessoas não gastarem mais do que gastariam com o imposto de renda e destinarem parte do valor a causas de impacto social. Além disso, a pessoa que doar parte do seu imposto de renda para organizações sem fins lucrativos, poderá escolher para qual causa o dinheiro será destinado. Até este momento, são ao todo sete fundos: Fundo da Infância e Adolescência (FIA), Lei do Audiovisual, Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), Lei do Esporte, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), Lei Rouanet.
As organizações sem fins lucrativos, precisam como qualquer outra organização, de fundos para arcar com investimentos internos, apoio à financiamento dos projetos e outros custos envolvidos nas causas.
Mas o fator gerencial é fundamental para garantir tudo isso funcionando muito bem e com as informações necessárias para tomada de decisão.
Conte com o Oracle NetSuite, para sua organização.
Conte com uma equipe repleta de
talentos para entregar o seu projeto!
Desenvolvido por: Agência VPr