Não importa há quanto tempo você conhece o NetSuite ou está usando ele, você já deve saber a importância de manter os seus processos de negócios atualizados e alinhados. É comum que para isso, seja necessário algumas otimizações no sistema, e, hoje vamos falar um pouco sobre isso. Boa leitura.
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Podemos estar tão ocupados com o trabalho diário que o trabalho de manutenção é frequentemente relegado a uma posição secundária. É importante garantir verificações de saúde regulares no NetSuite, para que desempenho seja aprimorado, e se possa garantir um retorno do investimento. No artigo de hoje, vamos descrever aqui algumas dicas para manter o desempenho do seu NetSuite e fazer com que ele seja melhor para toda sua organização. Para estas dicas, você não precisara de um desenvolvedor.
A velocidade é um dos fatores mais importante de qualquer plataforma de software. Se você achar que o NetSuite esta um pouco lento, poderá encontrar a origem do problema de algumas maneiras simples e fazer algumas ações para corrigir.
Verificação de Status
Se o seu NetSuite estiver com um desempenho mais lento que o normal, o primeiro lugar que você deve verificar é a página de atualização em tempo real do NetSuite.
Este primeiro passo, ajudará a determinar se o problema está do seu lado, ou do servidor. Embora o NetSuite raramente se encontre em tempo de inatividade em todo o sistema (fora do ar), é aconselhável verificar a página de status primeiro.
Quando você clicar duas vezes no logotipo, abrirá uma pequena janela no meio da tela. Chamamos essa janela, de Janela de Desempenho. Veja abaixo como interpretar esses dados:
Total: exibe o total de carregamento da página em segundos. É importante observar que estes dados não são aplicáveis a relatórios, painéis ou pesquisas salvas.
Server: exibe o total de carregamento da página em segundos e também a porcentagem do tempo total de carregamento gasto para recuperar informações do servidor do NetSuite. Se esta linha tiver a porcentagem mais alta da lista, consulte as preferências de usuários.
Server SuiteScript: Exibe em segundos e porcentagem, o tempo que o servidor que foi gasto em scripts.
Server Workflow: Exibe em segundos e porcentagem, o tempo gasto do servidor com fluxos de trabalho (Workflows).
Nwtwork: exibe em segundos e como uma porcentagem, o tempo total de carregamento da página para os dados viajarem dos servidores NetSuite para o computador. Se esta linha tiver a porcentagem mais alta da lista, o problema pode estar relacionado ao provedor de serviços de Internet.
Client: exibe em segundos e como uma porcentagem, o tempo total de carregamento da página para o computador renderizar a página.
Inspecione o Desempenho do NetSuite
Se você localizou que o problema está no NetSuite, o módulo de desempenho do aplicativo NetSuite (APM), é uma excelente e gratuita ferramenta para te ajudar com isso. O APM permite que você gerencie o desempenho de personalizações críticas para o negócio.
Painéis, visualizações de dados, resumos de tempo de página, análise de script e filas de script podem ajudá-lo a identificar onde a velocidade pode estar diminuindo.
Siga o passo-a-passo abaixo para instalar o APM SuiteApp:
Acelere o NetSuite
Se você está sentindo o desempenho do NetSuite lento, aqui estão algumas dicas para você verificar, para que ele funcione mais rápido.
Limpe o Cache
Limpar o cache do seu navegador, pode ajudar a resolver muitos problemas do NetSuite que você está enfrentando, especialmente, se o problema não for generalizado, ou seja, só está acontecendo com você.
Ante de limpar o cache, saia do NetSuite. Depois de limpar, feche e reabra o navegador, então faça login no NetSuite novamente.
Simplifique as Buscas
As buscas no NetSuite que usam critérios Contém, podem fazer com que o NetSuite execute mais lentamente. Isso ocorre porque o filtro de texto padrão do campo Contém, possui um Booleano/String mais longo, em comparação com tem palavras-chave, o que faz com que a busca salva seja executada mais lentamente.
Para executar as buscas mais rápido e restringir os resultados, use prefixos antes dos termos de pesquisa. Veja alguns exemplos comuns listados abaixo:
Cam = Campanha;
Opp = Oportunidade;
Cust = Cliente;
Exp = Relatórios de despesas.
Otimize as Preferências do NetSuite
Os usuários individuais também podem ajustas as suas preferências, para melhorar o desempenho. As configurações gerais podem ser encontradas navegando até Home > Definir Preferências > Otimizando NetSuite. Nesta seção, os usuários podem personalizar várias áreas para ajudar a acelerar o tempo de carregamento da página. Por exemplo:
Qualidade de Dados
A qualidade dos dados, essencialmente para um ERP, é um fator primordial. A natureza de um ERP consistem em compartilhar dados entre departamentos, de uma forma, a fazer com que todas as funções usem o mesmo conjunto de dados originais. Embora o nível de qualidade dos dados seja subjetivo e varie de empresa para empresa, existem etapas que você pode seguir para garantir que os dados no NetSuite estejam absolutamente limpos.
Campos Obrigatórios e Listas de opções Pré-Determinadas
É improvável que todos em sua empresa sejam administradores de bancos de dados apaixonados por dados limpos. Isso gera, em muitos casos um problema comum, a falta de informação. Quer sejam omissões acidentais ou vendedores ocupados tentando inserir rapidamente clientes em potencial, eles podem sair rapidamente do controle e gerar relatórios incompletos e inúteis.
Para resolver esse problema, verifique se alguns campos do NetSuite são obrigatórios. Existem várias maneiras de fazer isso. Primeiro, você pode tornar o próprio campo obrigatório - esta é uma configuração global e é necessária quando e como o campo é usado. Se um campo for obrigatório apenas para determinadas pessoas ou um determinado departamento, você pode tornar um campo obrigatório em um formulário específico, ou você pode usar um workflow para tornar o campo obrigatório com base em seus critérios. Além disso, recomendamos o uso de uma lista predefinida de opções na seleção suspensa sempre que possível, em vez de campos de texto livre. O campo de seleção suspenso é muito adequado para informações que podem ser padronizadas, como a origem de clientes potenciais, setor e número de funcionários.
Juntas, essas práticas recomendadas ajudam a garantir a consistência e permitem que você extraia facilmente relatórios significativos.
Campos Personalizados
A beleza do NetSuite é que ele pode se adaptar à maneira como você faz negócios. Se você achar que os campos existentes / padrão do formulário não estão sendo usados da maneira correta ou tiver problemas para executar relatórios com base em dados específicos, considere adicionar campos personalizados.
Para criar um campo personalizado, vá para Personalização > Listas, Registros e Campos > Tipo de Campo Personalizado > Novo.
Depois que seus campos personalizados estiverem funcionando, você pode criar facilmente pesquisas salvas com base nos dados coletados para ajudá-lo a tomar decisões informadas.
Além disso, considere revisar o uso de campos personalizados de vez em quando para garantir que eles sejam usados e exclua aqueles que não são usados.
Relatórios e Registros Duplicados
Registros duplicados são um problema comum na maioria dos sistemas CRM ou ERP. Os menores erros de digitação, alterações de nome ou empresa ou endereços de e-mail atualizados podem facilmente levar a contatos duplicados. Se o tempo de detecção for longo, as transações, comunicações e outras informações críticas podem ser anexadas aos registros errados, resultando em confusão, relatórios imprecisos e degradação do desempenho.
Uma maneira de evitar isso é verificar as Configurações de detecção de duplicatas em
Configurações>
Empresa>
Detecção de duplicatas para garantir que você esteja capturando dados duplicados no sistema de acordo com critérios específicos.
Para revisar e mesclar contatos duplicados existentes, navegue até
Listas
>
Atualização em massa >
Resolução de entidade duplicada.
Ao visualizar registros duplicados, você pode consultar as notas do sistema para determinar como foram criados. Depois de compreender melhor como eles são criados, você pode determinar melhor como evitar contatos duplicados no futuro.
Módulos, SuiteApps e Integrações
Dependendo de suas necessidades e requisitos exclusivos, às vezes é necessário adicionar modelos NetSuite adicionais ou integrar com outras plataformas.
Mas todos os módulos, integrações ou SuiteApps ainda estão em uso ativo? Se o seu processo de negócios mudar, é sempre recomendável revisar seus módulos, SuiteApps e integrações.
Faça um
Health Check do NetSuite
Se o NetSuite é a espinha dorsal do seu negócio, você não pode ignorá-lo. Mantenha o NetSuite trabalhando duro e rápido. Manter a manutenção em dia, é fundamental para os seus processos de negócio estejam acontecendo de acordo com o esperado e para um melhor conhecimento da poderosa ferramenta que sua empresa tem nas mãos.
O Health Check te ajuda e entender e determinar um plano de ação para atacar os principais problemas relacionados ao NetSuite. Consulte nosso time comercial sobre o Health Check.
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