Devido à pandemia, o comércio eletrônico cresceu em um ritmo muito acelerado. De fato, de acordo com o DigitalCommerce360, as vendas por esse meio aumentaram 44% em 2020 e o crescimento projetado para 5 anos ocorreu em 6 meses.
Os compradores online aumentaram 30%, representando um número vertiginoso que, de acordo com a Emarketer, não se esperava atingir. Por isso, o e-commerce enfrenta cenários mais competitivos que geram desafios e oportunidades.
Existem muitos desafios que você deve enfrentar no setor de comércio eletrônico, mas aqui estão alguns que você deve prestar atenção para impulsionar o crescimento da sua empresa.
A experiência do usuário geralmente é um desafio que muitas vezes é difícil de enfrentar. As empresas devem tomar decisões operacionais financeiras para melhor investir seu capital em benefício do consumidor.
Por exemplo, eles devem certificar-se de que têm a quantidade certa no estoque para atender à demanda do usuário em períodos sazonais. Da mesma forma, eles devem atender às expectativas de responsabilidade e entrega.
Da mesma forma, é importante oferecer uma interface onde os clientes se sintam seguros. Ou seja, eles têm a confiança para inserir seus dados para realizar uma transação. Os compradores estão se tornando mais exigentes, o que torna o gerenciamento um desafio.
Você deve ouvi-los e se concentrar no que eles estão procurando, como oferecer informações suficientes sobre o produto ou serviço, vários métodos de pagamento, atendimento ao cliente, um canal de fácil navegação e muito mais.
Se o cliente não for atraído, ele não comprará nada de você. Em muitos casos vemos que se a pessoa não estiver interessada, ela não vai parar para ver o que você está oferecendo. É algo que acontece até mesmo em nossas vidas enquanto navegamos em um Ecommerce.
As empresas precisam se esforçar mais na criação de conteúdo que gere valor para as pessoas. Usar descrições atraentes, recursos visuais atraentes, integrar realidade aumentada e usar sistemas de sugestões de acordo com o gosto do cliente é muito útil.
Tenha algo em mente, os consumidores estão procurando algo que atenda às suas necessidades. De nada adianta ter um conteúdo atrativo se não satisfizer o cliente. Você deve entender quem é seu público-alvo para que seu e-commerce se destaque nas pesquisas em diferentes dispositivos.
Para isso, você deve garantir que o conteúdo esteja relacionado ao que os compradores precisam. Por exemplo, mostrar diferentes tamanhos, cores, tamanhos de um produto, descontos especiais e ocasionais, anúncios adaptados ao usuário, entre outros.
Ter um site muitas vezes não é suficiente. Não é bom depender apenas de um site ou acreditar que uma simples conta de rede social é suficiente. Muitos compradores estão acostumados a comprar pelas páginas, outros pelo Instagram e outros meios.
Se o que você quer é atrair mais pessoas, então você deve ter plataformas de vendas omnichannel. Um Ecommerce com presença em uma página web, redes sociais, um aplicativo da Play Store ou App Store oferece mais possibilidades de captação do cliente dependendo do método que ele mais utiliza para comprar.
Nem tudo são desafios, o comércio eletrônico também oferece oportunidades claras para resolver desafios e aumentar as vendas. Algumas dessas oportunidades são as seguintes:
A inteligência artificial é uma excelente ferramenta para oferecer uma experiência personalizada aos clientes e aumentar as vendas. Alguns ERPs e CRMs, como o Oracle NetSuite, possuem IA capaz de entender e prever os hábitos de compra dos clientes por meio de dados em tempo real.
Essa inteligência de máquina ajuda a empresa a fazer vendas cruzadas para encontrar produtos para sugerir com base nos gostos do comprador. Desta forma, você tem a oportunidade de aumentar as vendas.
Como mencionamos, a experiência e satisfação do cliente também se reflete no pagamento final. Um relatório da Amvo mostra que 77% dos usuários temem ser vítimas de fraude ao fazer compras com cartão de crédito. Uma oportunidade clara para acalmar esses medos e atrair mais clientes é oferecer vários métodos de pagamento.
Um Ecommerce que não só aceita pagamentos com cartão de crédito, mas também permite que as compras sejam feitas através de transferências bancárias e outros meios, aumenta a confiança das pessoas na hora de fazer uma transação online.
Enquanto alguns clientes se perguntam como seriam os móveis que desejam comprar em sua casa, outros se limitam a apenas mostrar fotografias, mas a realidade aumentada oferece uma experiência como nenhuma outra.
Uma característica dessa tecnologia é que ela permite ao usuário visualizar como seriam esses itens dentro de sua casa. Sem dúvida, uma oportunidade para inovar.
A tomada de decisão oportuna e eficaz é vital para o crescimento dos negócios. O Oracle NetSuite possui inteligência de negócios capaz de analisar informações em tempo real, gerar relatórios concisos e fornecer aos funcionários informações importantes para otimizar processos e criar novas estratégias.
O Oracle NetSuite tornou-se o favorito de muitas empresas por sua grande capacidade de lidar com o comércio eletrônico. Este software não só gerencia os procedimentos nas instalações físicas, como também reúne todas as informações do Ecommerce em um só lugar. Algumas das características marcantes deste sistema são.
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